terça-feira, 10 de novembro de 2009

O Computador na Educação



        O computador tem provocado uma revolução na forma de educar e aprender devido à sua capacidade facilitadora de acesso à informação e também pelas muitas possibilidades de utilização de novas técnicas de ensino. Neste contexto, os computadores, quanto adotados nas escolas, devem se integrar ao currículo como uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em algo mais que o educador pode contar para realizar o seu trabalho.
        É bom ter em mente que o bom resultado do uso de computadores na escola depende do que se faz dele, de como e com que finalidade ele é usado. Não se pode esperar que o computador faça tudo sozinho. O computador não é um substituto do educador, mas uma ferramenta capaz de auxiliá-lo de diversas formas, viabilizando a transformação da sala de aula em um local que estimule os estudantes a melhorar seus conhecimentos e suas habilidades cognitivas. Ele apresenta informações e recursos, mas cabe ao educador planejar a aplicação dessa informação em sala de aula.
        A presença dos computadores nas escolas é inevitável, tendo em vista que esta tecnologia se tornou um objeto sociocultural integrante de uma parcela crescente da sociedade. Tal tecnologia estimula a busca de mais informação e de um maior número de relações entre as informações, além de promover a cooperação entre seus usuários. As redes de computadores, principalmente a Internet, representam um ponto de ruptura no modelo pedagógico tradicional e exigem dos professores, dos estudantes, das instituições e até mesmo da família uma mudança de comportamento com relação ao ensino e aprendizagem.


José Maurício Santos Pinheiro
Professor Universitário, Projetista e Gestor de Redes,
membro da BICSI, Aureside, IEC.


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